Sem otimização para os mecanismos de pesquisa, você não será descoberto de forma alguma
A web desempenha um papel importante em quase todos os níveis hoje em dia e nenhum outro meio de comunicação atinge tantas pessoas de forma tão precisa. É por isso que a web é, entre outras coisas, um mercado gigantesco em que bens e serviços são oferecidos.
No Brasil, o Google é o mecanismo de pesquisa que domina a web. A grande maioria dos usuários particulares usa o Google para pesquisas na Internet, por isso, o foco na otimização de seu site deve ser nesse buscador.
Com uma posição de resultado de pesquisa no Google, tudo está no caminho para vender mais. O posicionamento na 1ª página de resultados de pesquisa no Google é essencial para atrair clientes suficientes para vender mais em um website.
A atividade de melhorar um site nos resultados dos mecanismos de busca é chamada SEO e também é conhecida como Otimização de Sites. Existem agências e consultores de serviços de SEO para esse fim, a otimização para os mecanismos de pesquisa.
SEO Onpage Básico
Conteúdo
Existem várias características que você deve levar em consideração ao melhorar o SEO de seu site. Uma das mais importantes é o conteúdo da página, que não deve ser escrito para os mecanismos de pesquisa de maneira alguma, pois o foco deve ser sempre no visitante.
Densidade da palavra Chave em um Artigo
Se você inserir artigos para as respectivas páginas da web, verifique se cada um deles adiciona algumas palavras-chave importantes, mas não exagere. As meta tags devem ser usadas com moderação nas páginas de conteúdo.
Recomenda-se o uso de no máximo 3% de densidade para cada palavra chave em um artigo.
Para conferir a densidade da palavra chave em um texto de seu site, acesse esse link.
Inclua a sua palavra chave e confira os resultados.
Meta Tags
Algumas metatags ainda são importantes e são lidas pelos mecanismos de pesquisa. Utilizar a palavra chave no título e na descrição do post é essencial para melhorar os resultados de seu site nas SERP`s.
Digite pelo menos uma palavra-chave elementar aqui. Inúmeros proprietários de páginas não escrevem uma boa apresentação nas metatags e estão perdendo visitantes em potencial.
Note que constantemente, donos de sites ignoram o fato de que precisam inserir as meta tags e dessa maneira, esses sites dificilmente aparecem nos mecanismos de pesquisa para palavras chave específicas.
Auditoria de SEO para o Site
Para os empreendedores que possuem um site, a maior prioridade é fazer com que o website seja indexado e classificado pelo Google e poder receber tráfego de visitas com potencial para seus negócios.
Por isso é bom investir um pouco de seu tempo para verificar se seu site está funcionando corretamente através de uma mini auditoria de SEO em seu site.
Para tanto, acesse o Google Page Speed e confira a velocidade do site em dispositivos mobile e desktop.
Você também pode realizar uma pequena auditoria no site Seoptimer para verificar mais aspectos internos relacionados ao seu website.
Crie uma conta no Google Search Console
Se você ainda não possui uma conta no Google Search Console, vai precisar abrir uma gratuitamente e poder usar os serviços do Search Console.
O site deverá ser verificado pelo Google para saber se você é o proprietário, antes de começar a distribuir informações detalhadas.
Algumas das tarefas que podem ser executadas com o Search Console:
- pesquisa de palavras e frases chaves.
- quais sites possuem links para o seu site.
- recurso de mudança de endereço (para avisar ao Google se e quando você mudou o seu domínio).
- exportação de dados em planilhas para análise e rastreamento.
- submeter via sitemaps qualquer feed RSS.
- definição de parâmetros para ignorar URL’s que você não queira que sejam computadas (ex: originárias de seu próprio domínio).
- receber avisos e recomendações.
Os relatórios gerados pelo Google irão ajudá-lo a identificar problemas relacionados aos mecanismos de busca.
Sitemaps podem ser criados para ajudar o Google a indexar todas as páginas do seu site. Se por algum motivo o seu site não foi indexado ou você ache que ele esteja sendo penalizado por algum motivo, poderá acessar a interface de ferramentas e solicitar um pedido de reconsideração, com o objetivo de analisar o seu site novamente. Mas antes disso, certifique-se de que você corrigiu eventuais falhas e não está violando alguma regra.
A otimização de um site é um processo importante para aumentar os resultados de sua empresa e ganhar mais dinheiro na internet, não deixe o SEO de seu site sem a atenção que ele necessita.
Este post Como melhorar o SEO de seu site apareceu primeiro em Dinheiro de Verdade.