quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Como conseguir Investidores – Mapa Startup

O Brasil tem se destacado com uma grande potência internacional no mundo das startups e já possui diversas empresas faturando alto, principalmente no setor de tecnologia.

Com a grande quantidade de informações disponíveis na internet e a grande variedade de cursos de marketing digital oferecidos, mais pessoas a cada dia tem colocado suas ideias em prática e iniciado a sua própria startup, aumentando ainda mais o mapa de startups no Brasil.

O que é uma Startup

Para que você considere uma empresa como uma startup, ela deve ser inovadora e ter um custo de manutenção baixo e que ao mesmo tempo possa crescer rapidamente de forma escalável gerando lucros cada vez maiores sem a necessidade de aumentar expressivamente o seu custo de manutenção.

Segundo o Wikipedia:

Uma startup, termo da língua inglesa sem tradução oficial para a língua portuguesa, é uma “empresa emergente” que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável, disruptivo e repetível.

Antes de tudo, lembre-se de se preparar para apresentar o seu negócio e entenda cada processo de forma completa. Faça cursos no setor, aprenda tudo sobre marketing digital e startups e prepare seu pitch!

Como conseguir investimento para a sua Startup

A busca por investidores é uma parte importante para muitas startups. Afinal, nem todo mundo economizou patrimônio suficiente, pegou dinheiro emprestado de familiares e amigos ou do banco.

A procura de investidores anjo parece, então, uma boa saída.

Em média, um investidor anjo participa de 6 ou 7 Startups

Lembre-se, o retorno esperado sobre o capital empregado é importante. Essas expectativas de lucro são bastante diferentes. Basicamente, os investidores anjos distinguem entre quatro fases:

  1. Startup Semente (desenvolvimento de produto e serviço: isso requer capital inicial)
  2. Start-up (fundação atual, empresa jovem)
  3. Expansão (crescimento da empresa na – fase inicial – da empresa)
  4. Fases posteriores(a empresa permanecerá no mercado e já está estabelecida).

A primeira fase é a mais arriscada. Neste momento, existe uma ideia e um conceito, mas geralmente nada que possa ser comercializado de forma lucrativa.

É por isso que os investidores anjo esperam um retorno médio de cerca de 70% nesta fase. Na última fase é “apenas” cerca de 25% em média.

Isso é muito, você provavelmente pensa. Por um lado: sim, por outro lado: não. Como muitas ideias falham nesta fase – especialmente na propagação e como uma startup – e os inestidores podem perder o dinheiro que investiram, eles precisam fazer um cálculo misto na esperança de que pelo menos algumas das empresas financiadas “consigam”, pois sabem que é um investimento de risco.

Alguns investidores, utilizam estratégias para reduzir suas perdas financeiras causadas por startups “morrendo”:

Eles podem acompanhar uma empresa por um período maior de tempo para contribuir com sua experiência. Isso também pode ser traduzido como “proteger o seu capital”.

Outra possibilidade é peneirar radicalmente os requerentes de seu capital. Mas que critérios ele usa?

Know-how do Investidor Anjo  e potencial de crescimento da empresa-alvo como critérios de investimento na primeira fase de seleção

Os investidores anjo geralmente investem em indústrias

  1. em que tenham adquirido know-how próprio
    (áreas de atividade anteriores, ou seja, principalmente no setor de serviços, TI e telecomunicações, mas também fabricação de produtos) ou
  2. do qual você espera um potencial de crescimentoacima da média
    (nos últimos anos, por exemplo, Internet, TI, biotecnologia, energia alternativa e solar).

Exame preliminar do projeto / empresa (triagem preliminar)

Se possível, tomadores de capital (pessoas e empresas que precisam de capital) são conhecidos, segue-se a pré-triagem (verificação preliminar). A maioria dos investidores anjo tem ideias muito precisas sobre os parceiros que procuram. As cinco perguntas mais importantes que você fará a si mesmo são:

  1. De que setor se trata?
    (Eu mesmo tenho algum conhecimento? É uma indústria em crescimento?)
  2. Em que fase está a fundação?
    (Semente, Inicialização, Expansão, Estágios Posterior)
  3. Quanto capital é necessário?
    Quanto se espera de mim?
  4. Como deve ser minha colaboração em termos práticos?
  5. Qual deve ser o meu “valor agregado” para a empresa?
    (Experiência em gestão, networking, abrindo portas = criando conexões, trazendo conhecimento especializado, etc.)

Se a verificação preliminar for aprovada, ocorre uma verificação da empresa (due diligence).

A esta altura, você pode estar se perguntando sobre o que é toda essa confusão e se você realmente deveria procurar um investidor anjo. Afinal, até agora você não tem controle sobre se sua Startup é mesmo interessante para um investidor anjo.

Mas se o investidor anjo acha você interessante e, portanto, está comprometido com você, então você não pode apenas colocar o capital dele como a maior prioridade, mas acima de tudo:

  1. Sua experiência
  2. Conexões de rede
  3. Seu alto engajamento.

E isso pode compensar muitas fraquezas de uma fundação (e cada um tem algumas!).

O fundador como fator de seleção essencial na auditoria da empresa (due diligence)

Durante a auditoria da empresa, você tem uma grande influência na avaliação de seu Investidor Anjo potencial para alguns pontos essenciais:

  1. Fundador
    (personalidade, know-how, experiência, compromisso, etc. – em resumo: você como um pacote completo)
  2. Mercado
    (qual mercado você quer conquistar? Quais são suas estruturas?)
  3. Produto / serviço
    (O que você deseja comercializar? Qual nicho de mercado / nicho você deseja preencher?)
  4. Plano de negócios(quão bem você o elaborou? E: quão realista é?) Bem como
  5. as chamadas opções de “saída”
    (os investidores anjo nem sempre querem ficar com a sua empresa. A maioria deixa a empresa após 3 a 5 anos). As estratégias de saída são muito diferentes e, é claro, dependem muito do investidor e de seus planos futuros.

Intimamente relacionadas a isso estão as razões mais importantes pelas quais um investidor anjo se recusa a trabalhar com uma startup. Eles resultam quase perfeitamente da auditoria da empresa. E uma vez que muito depende da sua avaliação como fundador, você pode começar por aqui:

  • Mostre sua competência . Seja confiante, mas não arrogante ou indiferente. Uma apresentação séria dá ao investidor confiança em você.
    Ou você investiria no projeto de um estranho que você considera incompetente e indigno de confiança ?
  • Quanto melhor for o seu conhecimento do setor , melhor. Isso também inclui uma avaliação realista do potencial de mercado . – Coloque seus conhecimentos em um plano de negócios bem desenvolvido e atraente!

Se essas coisas forem fornecidas, um acordo por escrito e o envolvimento ativo de seu Investidor Anjo podem ser feitos.

Como encontrar o seu investidor anjo – Mapa Startup -resumo:

  1. Rede – especialmente regional. A maioria dos investidores anjo apoiam projetos em sua área local.
  2. Ser ativo! – Networking e recomendação de parceiros de negócios são maneiras importantes de encontrar um Investidor Anjo.
  3. Os investidores geralmente têm uma lista de verificação que usam para avaliar futuros parceiros. No exame preliminar, você tem poucas opções para influenciar o investidor, pois ele se baseia em seus próprios interesses e planos. Se você passou no exame preliminar, então começará o exame de sua startup.
  4. Durante a auditoria da empresa, a decisão do investidor depende muito de você:
  • Suas características pessoais (competência, confiabilidade, boa apresentação) e
  • o potencial empreendedor de sua empresa planejada (conhecimento da indústria, potencial de mercado do produto ou serviço, plano de negócios bem desenvolvido)

Conclusão

Quanto mais ativo você for (networking, busca ativa por um investidor anjo) e quanto melhor você se apresentar, assim como seus planos, maiores serão suas chances de conseguir um investidor para a sua startup.

Para saber mais sobre o mundo das startups e o mapa de startups no Brasil, acesse o site https://spin.capital/mapa/ e saiba mais.